A batalha final no RPG – 7 dicas para fazer um último combate implacável!

A batalha final no RPG – 7 dicas para fazer um último combate implacável!

Está na hora, você e sua mesa chegaram à última sessão, normalmente envolvendo uma batalha final e climática contra um grande vilão em comum, já conhecido e prenunciado aos jogadores! (clique aqui para ler o nosso texto sobre criação de vilões!)

Pois, por mais triste que seja acabar com aquela campanha no qual os jogadores se apagaram tanto àqueles personagens, ficar sem um final pode ser pior ainda.

Pra te ajudar nessa grande batalha, trago aqui 7 dicas que vão fazer com que seus jogadores se lembrem desse combate por muitos anos!

Dica 1 — Foreshadowing do vilão

Quando eu disse “Já conhecido e prenunciado aos jogadores”, eu estava falando de Foreshadowing (Antecipação de inimigo), e essa é a primeira dica: você precisa antecipar o grande vilão e o que ele significa desde o início da campanha. Mostre pessoas falando desse vilão, demonstre as ações que fazem dele um vilão, e apresente o poder que ele tem.

O Foreshadowing é a antecipação de um perigo. Algo que faz com que os jogadores intuam que existe algo perigoso a frente. É uma ferramenta para gerar suspense nos jogadores, e ansiedade de que algo está por vir.

Imagine que na seção leste de uma loja de brinquedos os PJ começam a observar um rastro de sangue, e então todas as roupas começam a ficar sujas desse mesmo sangue, e de repente a ficar bagunçadas… Então uma porta aberta no fim do corredor se revela, e não tem como ver nada dentro dela, pois está muito escuro.

Compare a mesma cena com: Há uma porta bege no fim do corredor da seção leste de uma loja de brinquedos.

Em qual das duas descrições os PJ sentirão mais receio de visitar aquela porta? Mesmo que, em qualquer uma das duas, um perigo pode estar à frente?

Dar esse suspense também é uma forma de induzir as escolhas do jogador, e de “lavar suas mãos”! — “Eu avisei nos pormenores que era perigoso, quem quis ir lá sem preparo foram vocês!”

É injusto que você apresente uma coisa muito perigosa sem antecipar, pois se um PJ morrer por causa desse perigo, ele vai ficar frustrado pois ele não tinha o que fazer… nada dizia à ele que o local era perigoso.

É muito importante que seu grande vilão seja prenunciado para que a batalha final da sua campanha tenha mais peso!

Dica 2 — Uso de recursos antes da batalha final

Muitos dos recursos (magias, habilidades, talentos…) são recuperados após um momento de descanso. Esta é nossa segunda dica: após esse descanso, não permita que os jogadores cheguem na batalha final com todos os recursos. Gaste-os em outras batalhas menores (e que podem ou não ter significado) antes da grande batalha.

Essa dica é recomendada até mesmo em outros dias de aventura. Comece com batalhas que gastam recursos, e termine a última batalha do dia com uma batalha desafiadora que exigirá a gestão de recursos dos personagens pelos jogadores.

Dica 3 — Economia de ações e ambiente da batalha final

Cuide da economia de ações do seu grande vilão, somado ao desenvolvimento do ambiente.

Considere um chão de espinhos, um fluxo de magma, desmoronamento, runas… Algo que deixe a mecânica única, em vez de uma sala vazia apenas com o chefe para ser enfrentado.

Você pode pegar algumas dicas do texto aqui do blog sobre armadilhas! Considere colocar efeitos que funcionam no momento de uma iniciativa específica.

A economia de ações é, simplificando muito, a comparação entre a quantidade de rodadas do lado dos aliados, com a quantidade de rodadas do lado do inimigo. Quanto “tempo de tela” os seus jogadores possuem em um combate? Quantas coisas eles conseguem fazer comparado aos inimigos?

Esse elemento está completamente atrelado ao número de inimigos. Se existem 6 inimigos e 6 personagens, então cada um dos dois lados terá o mesmo “tempo de tela”. Se existem 20 inimigos, então eles terão mais ações que os jogadores.

Seu vilão pode, por exemplo, usar a mecânica de economia de ações de D&D 5e chamada de ações lendárias (ações específicas que podem ser feitas no final do turno de outro jogador).

Dica 4 — Não faça uma batalha final solo (apenas o grande vilão)

Outra maneira de dar ações ao inimigo é dar capangas a ele.

Essa é nossa quarta dica: não faça batalhas SOLO contra os jogadores. Dê aliados ao seu grande vilão.

Além de fazer mais sentido (pois capangas se preocupam com seu chefe, talvez até morressem por ele), te ajudará com a economia de ações.

Você pode fazer ondas de inimigos (por exemplo, 5 chegando a cada 3 rodadas), ou inimigos fixos (que estão lá desde o começo do combate, e uma vez mortos, o chefe estará sozinho).

Dica 5 — Faça um vilão com estratégia e ações lógicas

Considere um vilão com estratégia — Exemplo: um vilão com uma mecânica mais “fraca” do que ele teria para o nível dos PJ, mas que seja implacável.

Um vilão que ataca PJs caídos, que não tem escrúpulos de derramar até a última gota de sangue. Isso é só uma das sugestões de estratégia para o inimigo.

Muitas vezes ele não vai ser esse tipo de pessoa, mas aquela que recua muitas vezes durante um combate para se regenerar, ou que se posiciona entre outros inimigos… os vilões também sentem quando estão perdendo uma batalha. Se ele tiver como agir, seria muito mais realista se ele usasse sua ação para fugir ou se recuperar (se possível).

Ou um vilão inteligente, que saiba quem é o “principal” do grupo (aquele que cura, que sem ele o grupo é facilmente derrotado), e se livre dele primeiro.

Em resumo: não faça um vilão que simplesmente ataque até que seus pontos de vida caiam para zero.

Dica 6 — Equilibre os pontos de vida baseando-se no tempo de combate

Caso você ache que a quantidade de dano fará com que o vilão caia em uma ou duas rodadas, considere aumentar seus pontos de vida com antecedência.

Talvez até dar a ele uma “segunda fase”, uma transformação superior quando ele cai à zero pontos de vida. É claro, não abuse dessa dica. Não dê uma quantidade absurda de pontos de vida só para que ele possa destroçar os PJ! Faça isso pra aprimorar a diversão deles! Afinal, ninguém gosta também de uma batalha curta demais!

Dica 7 — Conheça seus jogadores

Veja a ficha dos seus jogadores e saiba o que eles podem fazer. Dê ao seu vilão alguma habilidade ou algo do tipo para lidar APENAS com as coisas que podem fazê-lo morrer muito rápido ou impedi-lo de lutar. Ex: Personagens que voam, habilidades que paralisam o inimigo… Tente ser criativo e justo, não o torne imune à todas as habilidades dos PJ, mas sim permita que ele tenha uma chance contra certas habilidades.

Dicas extras!

  • Abuse de imagens, mapas e música.
  • Considere dar alguns itens mágicos aos seus jogadores no caminhar do clímax.
  • Considere nem contabilizar a vida do inimigo, baseando-se apenas na narração e em estimativas!

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