O que é um sistema de RPG? E porque ele é tão importante?

O que é um sistema de RPG? E porque ele é tão importante?

Sempre que eu vou iniciar uma nova campanha, uma das minhas maiores dúvidas é: Qual é o melhor sistema de RPG para usar, já que ele é extremamente essencial para jogar.

Como vocês devem saber, não existe “o melhor sistema de RPG”, mas sim o que mais se adapta a cada situação e aos gostos individuais de cada um.

Um sistema bom para um iniciante pode não ser bom para um veterano, que busca mais complexidade para se aprofundar nas regras.

 Então me acompanha até o final, pois eu tenho um presente inteiramente grátis e inteiramente para você!

O que é um sistema de RPG?

Um sistema de RPG nada mais é do que um conjunto de regras que auxilia o mestre a guiar os outros jogadores numa aventura.

Por exemplo, em uma determinada aventura, o grupo de aventureiros decide enfrentar uma horda de orcs. Algo terá que decidir se vocês vão conseguir derrotá-los ou não, e é aí que entra o sistema.

O sistema geralmente irá misturar fatores pré-determinados e sorte (para dar aquela pitadinha de adrenalina) para eleger quem sairá vitorioso dessa batalha.

Geralmente existem modificadores que deixarão (ou não) a sorte ao seu favor.

Um exemplo muito simplificado seria um grupo de guerreiros lendários possuirem 100% de chance de conseguir vencer um goblin, 50% de chance de derrotar um Tarrasque e 0% de chance de derrotar um deus.  O que vai puxar essa “régua da sorte” de um lado para o outro é o sistema.

O sistema usará números pré-fixados durante a luta para puxar essa régua de sorte. Esses números serão o que você acumulou de experiência* em uma jornada. Entende-se que quanto mais experiência você tiver, menor é a probabilidade de morrer para uma criatura fraca.

Isto que eu expliquei agora a pouco não serve apenas para o combate, mas em todas as situações que exista uma chance de falha, como desarmar uma armadilha, escalar uma montanha, levantar um pedregulho…

*Uma observação para o fato de que alguns muitos sistemas não usam um método de “experiência”. Um bom exemplo é GURPS, no qual você progride por sessão, devido à boa atuação e feitos relevantes.

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Qual sistema de RPG usar?

Essa é uma pergunta muito difícil, porque varia de pessoa para pessoa, o que eu posso fazer é mostrar o caminho das pedras.

Eu vou categorizar agora o que você precisa levar em conta para escolher o seu sistema:

Ambientação

Existem sistemas específicos para RPGs específicos.

O sistema de RPG do “The Shotgun Diaries” é especificamente para um universo de apocalipse zumbi, com variáveis para suprimentos, fome, sede, doença, infecção zumbi, armas brancas e armas de fogo.

Seria quase impossível usar esse sistema para jogar um RPG medieval por exemplo, pois várias características que você vai usar quando for jogar um RPG medieval não vão estar descritas nesse livro, como classe de armadura, um bestiário, etc.

Resumindo, sempre tenha em mente a ambientação na hora que você for escolher o seu sistema (exceto para sistemas genéricos, esses sim valem para qualquer tipo de ambientação)

Complexidade

Existe uma carga de complexidade em todos os sistemas, e elas variam de acordo com o grau de dificuldade das regras e com o tamanho das regras.

Um RPG com regras fáceis de se entender pode ser complexo se tiver um livro de 1000 páginas. Um sistema com 100 páginas pode ser complexo se tiver um esquema intrincado de regras e sinergias.

Um jogador experiente pode não ficar contente com regras muito simples que não dê pra se aprofundar. Já um jogador iniciante pode se sentir confuso com regras complexas.

Estilo

Essa é a parte mais subjetiva. Um bom mestre tem que fazer uma média do estilo dos jogadores para determinar o melhor RPG.

Existem os jogadores que

  • Gostam de fuxicar o sistema a fundo, afim de fazer o personagem mais OP possível, e um RPG complexo seria o indicado.
  • Gostam de porradaria, são fascinados por combate e não gostam de longas partes sem ação. Eu indicaria um RPG mais simples, com bastante combate.
  • Gostam de fazer táticas e planos mirabolantes que não estão necessariamente nas regras do livro, um sistema com mais liberdade para improviso seria melhor.
  • Amam interpretar, jogadores que gostam muito mais da história e de interpretar o seu personagem. Podem sentir sua criatividade presa de ter que rolar um teste de carisma em vez de interpretar o personagem.

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É possível jogar um RPG sem sistema?

Sim, é possível jogar um RPG sem sistema, porém precisa de muita criatividade. Será um RPG completamente narrativo, sem jogada de dados ou afins. Com muito pouco combate e muitos puzzles, que utilizará a engenhosidade dos jogadores em resolver os desafios para decidir se eles avançam ou não na história.

Pode ser até mesmo um RPG sem desafio nenhum, que os jogadores vivem uma história, e decidem as opções do que se fazer dentro dela.

Você vai precisar de uma boa habilidade de mediação, pra suprir a falta que um sistema faz.

Não recomendo, mas é possível sim, e pode gerar uma história bem rica!

Posso criar um sistema?

Bem… se você for um veterano em RPG criar um sistema pode ser uma tarefa bem possível, pois você irá se basear na sua vivência nas mesas.

 Se você for um novato isso pode ser uma tarefa quase impossível.

Mas não se preocupe, existem sistemas genéricos com o 3D&T por exemplo, que são feitos de forma a ser uma base. Assim você pode mudar ele como quiser, para se modelar exatamente ao RPG que você gosta. Pode mexer na dificuldade dele, na ambientação, nas habilidades, mas sem precisar criar nenhuma regra (mas você pode, se quiser).

Por isso o 3D&T é o sistema favorito para as pessoas que querem jogar RPG em algo muito específico, como um RPG de Naruto, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, etc.

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