Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!

Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!

As raças do RPG são um elemento essencial pra criação de personagens diferentes uns dos outros, e é o principal elemento para essa finalidade (junto com as classes). É uma identidade do seu personagem!

Mas diante de tantos sistemas, como D&D, Tormenta, Pathfinder, Tormenta 20, Old dragon, Mighty Blade, dentre outros que permeiam a fantasia medieval, você conhece as principais raças destes RPGs? Quais delas habitam os vastos cenários que eles proporcionam?

Vamos dar uma olhada nas principais raças do RPG medieval!

Humanos

Guia Humanos 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Humanos

O Humano é uma das raças genéricas do RPG medieval, e na maioria das vezes, representam a maior população nos cenários.

Na maior parte dos sistemas de rpg mais famosos, os humanos são cheios de ambição, e participam ativamente da história. Possuem as mais variadas etnias, que diferem de região pra região de cada cenário.

Normalmente possuem entre 1,5 e 1,9 metros, e entre 50 e 100kg, podendo passar esse peso. (considerando um humano que já passou a maioridade – seus 16 anos, aproximadamente)

O Humano nos sistemas de RPG medievais

Costumam apresentar alta versatilidade nos sistemas citados acima, sendo assim uma das raças que dá maior liberdade de interpretação do RPG medieval.

Em Tormenta RPG, por exemplo, você pode escolher mais talentos/poderes e perícias sendo um humano do que sendo de uma das outras raças do jogo.

Em D&D, os humanos começam com 1 ponto a mais de atributo em todas as habilidades, e podem começar com um talento e +1 em duas habilidades em vez disso (o chamado Humano Variante – Utilizado apenas se sua mesa usa a regra de talentos, e se o mestre deixar, pois é bem roubado)

Elfos

Guia Elfo 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Elfos

Os elfos são criaturas mágicas, normalmente ligadas à beleza da vida, à arte, e a um sentimento de saudade e reivindicação. Afinal, os elfos são criaturas que vivem cerca de 10 vezes mais que os humanos e que a maioria das raças do RPG, então eles viram muita coisa acontecer.

São um pouco mais baixos que os humanos, e possuem traços mais finos e delicados. Além disso, normalmente não precisam dormir, ou dormem muito pouco. Costumam viver próximos da natureza, e têm fascínio pela arte.

O Elfo nos sistemas de RPG medievais

Em Tormenta RPG, os elfos eram arrogantes, devido à perda da sua cidade natal, e à escravização de sua raça para os minotauros. Com Tormenta 20, devido à queda de Tauron (o deus dos minotauros), eles se viram livres novamente, e se tornaram um povo mais esperançoso.

Em D&D, os elfos são divididos em subcategorias raciais: O Alto Elfo, o Elfo da Floresta e o Elfo Negro (ou Drow)

Costumam ter agilidade/destreza como atributo principal, e/ou ser bem ligados à magia do sistema.

Anões

Guia Anoes 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Anões

Os anões são seres pequenos e robustos, rabugentos e teimosos. Normalmente ostentam uma longa barba, símbolo de poder, força, honra e orgulho racial. Possuem uma voz grossa e marcante entre os grupos de RPG!

Possuem relação forte com o subterrâneo, com a mineração e com a metalurgia (sempre adorando uma armadura bem forjada e uma arma equilibrada), além de claro uma cerveja bem gelada, se possível em um copo rústico!

Costumam possuir grandes valores, como a honra, a glória, a ordem e a lealdade, e por padrão, medem entre 1,4 e 1,5 metros, e vivem cerca de 5 vezes mais que os humanos.

Os Anões nos sistemas de RPG medievais

Em questão de cenário, é quase sempre comum que anões tenham problemas com elfos ou outras criaturas mágicas (mas nada impede que fuja desse estereótipo!)

Costumam ter uma baixa destreza/agilidade, mas em compensação possuem uma boa força e uma boa saúde/constituição

Em  D&D existem 2 tipos: Os Anões da Colina (mais sábios), e os Anões da Montanha (mais fortes).

Minotauros

Guia Minotauro 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Minotauros

Os minotauros são humanóides com cabeça de touro. Costumam ter caudas longas e peludas, e patas com cascos, como as de um verdadeiro touro. Eles podem possuir um corpo humano, ou o corpo de um “touro humanizado”.

São fortes em músculo, dedicação e coragem (embora tenham medo de altura no cenário de Arton!). Eles são zelosos e adoram batalhas e armas grandes (com destaque pra espada táurica, a maior espada de Tormenta RPG).

Como possuem chifres, uma de suas habilidades de raça são justamente poder atacar com eles!

Os Minotauros nos sistemas de RPG medievais

Dos sistemas mais famosos, os minotauros podem ser encontrados apenas em D&D e Tormenta RPG.

Em D&D, os minotauros estão presentes no livro complementar “Guildmaster’s Guide to Ravnica”, podendo ser jogados nesta campanha. Lá eles são apresentados como impetuosos, enquanto em Tormenta eles se mostram arrogantes e fanfarrões.

Uma das suas habilidades em tormenta RPG é a “Lógica labiríntica” (fazendo uma referência à mitologia grega), que dá a ele bônus com senso de direção e testes pra não se perder. Além disso, ele recebe faro.

Eles recebem Força e Constituição adicionais, em ambos os sistemas.

Gnomos

Guia Gnomo 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Gnomos

Gnomos muitas vezes possuem forte relação com a natureza, o mundo das fadas, e/ou com o uso da lógica (pra criação de engenhocas e alquimias, por exemplo).

São curiosos e impulsivos, apaixonados pela exploração e pelas ciências exatas, e possuem membros esguios, cabelos de cores brilhantes e traços faciais infantis e muito expressivos. São menores e menos robustos que os anões.

Alguns podem falar com os animais (como os gnomos da floresta em D&D).

Os Gnomos nos sistemas de RPG medievais

Em Tormenta RPG, os gnomos são quase inexistentes. Muitos acreditam que só exista um, chamado de Lorde Niebling, um grande engenheiro do cenário. Inclusive, os gnomos estão na parte de “Outras raças” do livro, que é dedicada às raças “menos importantes”. Mesmo assim, ainda é possível que existam gnomos em Arton!

Em Tormenta 20, não existem Gnomos propriamente ditos, mas sim uma raça chamada “Kliren”, que são humanos-gnomo.

Em Pathfinder, os gnomos possuem 5 heranças: Gnomos camaleão, mananciais, sensitivos, umbriais e tocados-pelas-fadas.

Costumam receber bônus no atributo de Inteligência.

Goblins

Guia Goblin 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Goblins

Os Goblins são criaturas verdes e pequenas, com orelhas longas, nariz pontudo e dentes afiados.

Eles são muitas vezes tidos erroneamente como criaturas deploráveis e nojentas, comparadas à ratos, baratas e outras criaturas repugnantes. São vistos como monstros pela maioria das outras raças do RPG medieval.

Costumam ser temidos por espreitarem em grandes bandos, e se reproduzem em grande quantidade. Eles podem ser uma ameaça maior do que você imagina!

Contudo, eles são esguios, engenhosos, inteligentes. Não parece, mas quando se convive com um goblin, ele se revela ser criativo, honesto e bem presente.

Os Goblins nos sistemas de RPG medievais

Em D&D, os Gobins estão presentes no suplemento “Guildmaster’s guide to Ravnica”, e podem ser jogado nesta campanha. Possuem um senso de humor malicioso, bônus com criaturas maiores e bônus com fugas.

Em Tormenta RPG, possuem resistência a doenças e venenos, além de aptidão natural pra engenhocas e mecanismos, e visão no escuro. Já em Tormenta 20 eles são engenhosos, esguios, e podem dormir em qualquer lugar sem penalidades.

Em todos esses sistemas eles possuem visão no escuro, e costumam ganhar bônus em Destreza, Inteligência e/ou Constituição, e em Tormenta RPG perdem em Carisma.

Em Pathfinder, eles não possuem visão no escuro, e recebem em destreza e carisma, mas perdem em sabedoria.

Tieflings

Guia Tieflings 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Tieflings

Os Tieflings em sua essência são meio-demônios. São assim não por escolha deles, mas pela infusão da alma de um demônio em sua linhagem anos atrás, fruto de um pecado ancestral. São uma das raças mais socialmente subjugadas do RPG medieval.

Possuem tamanho normal, grandes chifres dos mais variados formatos, uma cauda de mais de 1 metro de comprimento, caninos bem afiados e olhos sem íris/pupila (com uma cor sólida)

Os Tieflings nos sistemas de RPG medievais

Em D&D, a maioria dos tieflings sobrevivem em pequenas minorias, que sofrem preconceito constante por representar algo tão maligno e perverso na sociedade, por mais que grande parte dos tieflings se inclinem para o mal.

Eles recebem visão no escuro, resistência a fogo, e a habilidade de lançar algumas magias. Além disso, recebem bônus em Inteligência e Carisma.

Em Tormenta RPG, os Tieflings são chamados de Sulfure, e são concebidos pela relação entre um ser abissal e humano. Eles e os meio anjos (Aggelus) formam a raça Suraggel de Tormenta 20 (descendentes de extraplanares divinos). Em ambos os sistemas, eles podem lançar a magia Escuridão. Além disso, recebem bônus em Destreza e Inteligência, e em Tormenta RPG, perdem em Carisma.

Halflings

Guia Halfing 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Halflings

Os Halflings são pequenos humanóides alegres e curiosos, que gostam da vida calma, da paz e do ambiente bucólico.

Adoram comida, conversa, o conforto do lar e também não gostam de ostentar. Usam roupas simples, confortáveis e práticas, normalmente com cores claras. Apreciam muito os laços de família e de amizade, e gostam demais de descobrir coisas novas. Preferem a espontaneidade ao planejamento.

Eles raramente chegam à 1 metro de altura, e pesam entre 20 e 23kg. Normalmente, os halflings homens possuem costeletas, e raramente barba e bigodes. Também costumam possuir um tufo de cabelo no peito dos pés.

Os Halflings nos sistemas de RPG medievais

Em D&D os Halflings são bravos, ágeis e sortudos (rolam novamente falhas críticas). Eles recebem bônus em Destreza, e possuem duas sub-raças: os Halfling Pés Leves, que recebem carisma e bônus pra se esconderem, e os Halflings Robustos, que recebem Constituição e resistência contra venenos.

Já em Tormenta RPG não são muito diferentes, mas recebem bônus nas resistências, em ataque com armas de arremesso e em enganação. Em Tormenta 20, os Halflings se tornaram uma raça extra, chamados de “Hynne”, e mecanicamente não mudaram muito em relação à Tormenta RPG.

No caso de Pathfinder, existem 5 tipos de halfling: O Halfling das colinas, o do crepúsculo, o intrépido, o nômade e o halfling das matas.

Em Old Dragon, eles também são furtivos e bons de arremesso.

Costumam ganhar bônus em Destreza, mas perder em Força.

Draconatos/Dragonborns

Guia Draconato 1024x683 - Raças do RPG Medieval: Conheça as 9 principais raças!
Raças do RPG: Draconatos

Os Draconatos (ou Dragonborns) são descendentes de dragões. São humanóides com escamas e cabeça de dragão.

Eles andam orgulhosamente sobre um mundo que os saúda com um temor incompreensível. Alguns são servos fiéis de dragões, outros são soldados, e outros são aventureiros como conhecemos.

São maiores que os humanoides comuns, chegando acima dos 1,8 metros, e pesando mais de 100kg, e vivem tanto quanto os humanos (cerca de 80 anos)

Os Dragonborns nos sistemas de RPG medievais

Cada draconato vem de uma linhagem de dragões, podendo ser dragões cromáticos (Azul, branco, negro, verde ou vermelho) ou metálicos (Bronze, cobre, latão, prata e ouro). Esse ancestral dracônico define a Arma de Sopro e a resistência à dano do draconato.

A Arma de Sopro é uma baforada do elemento referente ao ancestral, por exemplo: um draconato vermelho sopra fogo (e também possuiria resistência à dano de fogo).

Eles possuem forte ligação com os clãs em que pertencem, colocando eles até acima dos deuses. Os clãs de draconatos se ajudam, e fazem com que a raça se torne cada vez mais autossuficiente.

Em Tormenta RPG existe algo parecido: Existem os meio-dragões, que são apresentados no Guia da Trilogia, e só é possível se transformar em um por meio de um conjunto de talentos adquiridos.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Sempre me admiro com as criaturas do RPG, sinceramente, nada é melhor do que apreciar essa leitura e escrever com base nessas biografias medievais uma história bem estruturada, sempre estarei disposta a ler esse arquivo quando possível, isso nunca perde o interesse!

E-Book
GRATUITO!

Descubra muitos e muitos segredos pra ter a melhor sessão de RPG da sua vida!