Como Criar um Vilão Incrível: 4 dicas para impressionar seus jogadores!

Como Criar um Vilão Incrível: 4 dicas para impressionar seus jogadores!

O vilão têm um papel muito importante nas histórias, e nas histórias de RPG não é diferente.

A maioria das histórias termina com um arco se fechando em uma batalha épica contra um vilão. Uma batalha aguardada (e temida) pelos protagonistas da história.

Um vilão representa um desequilíbrio na situação dos jogadores, e precisa ser um problema pra eles. Ou seja: não adianta fazer uma campanha no Brasil, e pensar num super ditador que quer dominar o Japão.

Mas ele não é simplesmente jogado na frente dos jogadores no momento final, e essa é a primeira dica: ele é trabalhado nos jogadores. Afinal, precisamos cozinhar um prato antes de comer né?

A importância de se trabalhar o vilão pode ser vista, por exemplo, nos filmes da Marvel: “Vingadores: Guerra Infinita” foi um filme totalmente focado em trabalhar o vilão, e se não fosse por ele, “Vingadores: Ultimato” não teria o impacto que teve.

Tá bom, mas como eu faço pra trabalhar o vilão?

Trabalhando o vilão

Um vilão é trabalhado quando deixa sua marca na jornada dos jogadores, veja o seguinte exemplo:

Kaltrax é um lich citado em lendas antigas aos jogadores. Um dia, os jogadores estão infiltrados no escritório de um lobisomem mau e poderoso, e encontram uma carta recente de Kaltrax para este lobisomem, firmando sua aliança. Aqui você entrega duas informações importantes: ele está vivo, e ele é perigoso e está planejando algo.

Agora imagine um inimigo que possui uma marca única, como um 8 de copas, ou uma adaga de cabo verde, ou uma moeda, e sempre que o inimigo passa em um local, ele deixa sua marca. Isso se chama presença da ausência, e traz uma forte sensação de perseguição aos jogadores (e assim, trabalhando-o neles!).

O vilão pode ser citado por capangas como seu líder, ou como o líder de seus líderes, ou até mesmo por cidadãos comuns de forma amedrontadora. (Inclusive, as ações do vilão sobre o povo é uma boa forma de ele ser mostrado e trabalhado nos jogadores)

Pode ser que contem histórias dos terríveis feitos dele, pode ser que existam boatos sobre ele e suas verdadeiras intenções…

Pode ser que ele envie uma carta aos jogadores, ou que eles o presenciem fazendo algo terrível enquanto o investigam… Ou até mesmo que ele faça uma visita pessoal a eles… Isso tudo trabalha o vilão na mente dos jogadores.

Tipos de Vilão

A segunda dica é fazer um vilão a partir de um modelo. Os tipos de vilão a seguir não são algo que você deve seguir à risca, mas modelos que já vimos na história e que deram muito certo! É uma sugestão apenas. Ah, e você também pode combinar múltiplos estilos de vilão!

o Vingativo

É o inimigo que busca vingança por algo que foi feito a ele. Ele então planeja uma terrível vingança, e esta é a motivação dele. É movido pela raiva, e normalmente explosivo e impulsivo.

O Estrategista

É um vilão extremamente inteligente, com um grande plano. Ele parece estar sempre a um passo a frente, e é a pessoa por trás de tudo. Todos os passos dos jogadores parecem que levam ele ao sucesso, como se ele já tivesse planejado aquela “situação adversa”.

Não é um vilão difícil de se fazer em um RPG, pois como você sabe o que os jogadores planejam, ou o que eles fazem, é só você adicionar camadas de profundidade no plano dele, ou mudar cada vez um pouco entre uma sessão e outra.

Contudo, é difícil fazê-lo cair. Você precisa tomar cuidado pra não parecer que ele caiu por alguma coisa boba, algo que, pela personalidade dele, ele com certeza preveria.

o Homme/Femme Fatale

É um vilão que usa sua beleza, seu charme e seu carisma para atingir seus objetivos. Uma súcubo ou um Íncubo (demônios manipuladores pela sedução) são um bom exemplo.

o Assassino

Seus métodos são direto ao ponto: brutalidade, morte e destruição. Ele possui o sangue frio, pode ter uma personalidade psicopata, e talvez inteligente.

Obs.: Não faça disso a motivação dele, uma pessoa que mata por gosto, como se fosse sua única motivação, normalmente é bem rasa. É alguém com quem não tem muito sobre o que se argumentar.

o Carismático Manipulador

É aquele que parece alguém inofensivo, e pode até ser amigo dos jogadores, mas que usa da sua boa atuação e do seu carisma pra gerar intriga e manipulação.

As Motivações do vilão

A terceira dica é: Os melhores vilões são aqueles que não são maus apenas por serem maus. São os vilões maquiavélicos. Os que querem um fim que pode até ser razoável (e que os jogadores podem se identificar), mas que seus meios são no mínimo questionáveis.

Ué? Então o vilão não pode ser sádico, odioso, malévolo…? Pode, e na maioria das vezes vai ser! Isto pode ser visto pelos seus meios, a maneira que ele quer chegar em seu objetivo.

Sua motivação pode ser o amor, justiça, aceitação, medo, desespero, altruísmo, salvar a humanidade, fazer melhor que outra pessoa, destruir o mundo… existem vários outros exemplos. Este é seu objetivo, o seu fim.

Mas o vilão não pode ter apenas a motivação, o caminho para seu objetivo precisa ser palpável e viável, ele precisa ter o poder. Não, não estou falando necessariamente de uma ficha poderosa, ou um cargo político ou militar alto, apenas poder cumprir seu objetivo: se os personagens não impedirem, ele irá conseguir. Ou pode ser até mesmo que os personagens deem a ele o poder!

Um outro jeito de trabalhar a motivação dele é observar seu objetivo e perguntar: por que ele quer fazer isso? Vá se fazendo esta pergunta até ter uma resposta convincente.

E claro, os meios do vilão devem conflitar diretamente com coisas que os personagens dos jogadores valorizam (a vida de um povo, a liberdade…)

E a quarta dica, bem curta, mas muito importante

Um vilão é muito mais que uma ficha. A ficha, a mecânica dos seus poderes, devem ser vistos por último na construção dele. Procure dar sabor ao seu vilão, dando a ele motivações e características marcantes, como voz, gírias, sotaques, cicatrizes, roupas, altura, etc.

Além disso, o vilão precisa ser uma ameaça clara aos jogadores. Ele precisa ser mais forte que os jogadores, seja em habilidades físicas, manipulativas, etc…

Com essas dicas, você, grande mestre, conseguirá criar vilões de deixar o queixo caído! Boas rolagens!

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