Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Me ajuda Daniel!! Quais são os sistemas de RPG mais fáceis, ou mais simples pra mim? Quero começar a jogar LOGO!

Para você que caiu de paraquedas aqui, e pensava que RPG era apenas um jogo sobre correção de postura…

Sempre ouvindo que alguns conhecidos jogavam, mas sem entender nada…

Esse artigo vai fazer você ficar por dentro de cada sistema de RPG dessa lista, e te iniciar dentro desse universo!

Se você ainda não sabe o que é um RPG leia agora o nosso artigo clicando aqui.

Se você já sabe o que é um RPG, o próximo passo é escolher um sistema pra se jogar. Contudo, você teria que gastar dezenas de horas para ler dezenas de livros sobre sistemas de RPG e, então ranqueá-los em ordem de dificuldade, para enfim decidir qual seria o mais simples, e começar a jogar…

…a não ser que alguém já tivesse feito isso para você!

Leia agora os sistemas de RPG mais simples para iniciantes, e comece a jogar!

Cthulhu Dark [terror cósmico]

sistemas de rpg mais simples 1024x576 - Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Dark Cthulhu é um dos sistemas mais simples para seu RPG, ambientado no cenário de terror cósmico de HP Lovecraft. O livro do Dark Cthulhu é um dos menores livros que eu já li, com apenas 4 páginas!!!

Fazendo um resumo, esse sistema não usa fichas, por isso é um dos RPGs mais fáceis de todos: você basicamente decide quem você é, e pode ser um detetive, policial, bombeiro…

Qualquer um pode fazer tarefas básicas, como pular de uma janela, a diferença aqui que existem sucesso máximo e sucesso mínimo.

Por exemplo, você quer pular de uma janela sorrateiramente e tira 1: você consegue pular! Mas faz um barulho tão alto que todos ouvem e começam a correr atrás de você; caso você tire 6 você pousará silenciosamente no solo e ninguém irá te ouvir.

Já as tarefas ocupacionais só poderão serem realizadas se ela tiver algo haver com a ocupação do seu personagem, como por exemplo um detetive investigar ou um policial atirar. Mecanicamente elas funcionam da mesma maneira das tarefas básicas.

Caso o mestre decida que é mais interessante você falhar do que ter um sucesso mínimo, ele irá rodar um d6 contra o seu d6, se o seu d6 for maior você passa, se não…

Esse sistema usa um conceito de insanidade em vez de pontos de vida: Toda vez que você vir algo perturbador, deve rolar um dado de 6 lados. Se o resultado for maior que a sua insanidade, adicione 1 na sua insanidade. Se você chegar em 6, já sabe…

Fiasco [Sistema genérico]

melhores sistemas para iniciantes - Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Fiasco é um RPG inspirado em filmes como Gosto de Sangue, Fargo e Um Plano Simples.

É um dos sistemas de RPG mais diferentes do convencional, mas é muito legal mesmo assim!

Nesse sistema, você e seus amigos vão interpretar planos mirabolantes em situações estúpidas, com alta capacidade de tudo dar merda, e acabar sendo um fiasco.

O que se destaca nesse sistema é o fato de você não precisar se preparar ou criar fichas.

E mais: não existe mestre!
É um rpg de uma sessão só, cada história dura só 2 ou 3 horas, precisando de 3, 4 ou 5 pessoas, e 4 dados de 6 lados para cada, muito papel e lápis.

Como é uma partida de Fiasco

Uma partida de Fiasco começa com A Preparação – uma atividade em grupo onde você e seus amigos criam um conjunto de circunstâncias potentes e instáveis.

Escolha um cenário que fixe o jogo em uma época e lugar em particular — talvez em uma cidade sulista contemporânea ou no velho oeste.

Usando uma pilha de dados, crie um círculo interconectado de relações e detalhes extraídos do Cenário. Uma vez criada uma situação à beira de um suculento desastre, o grupo define os personagens baseados nas escolhas feitas.

Concluída a Preparação, acontecem as cenas, que focam em vários personagens que vão se revezando durante a rodada.

Na sua vez, você pode escolher se quer estabelecer a cena (determinando sua natureza, algum conflito óbvio, a locação, e os personagens presentes) ou resolver a cena (deixando a fase inicial para seus amigos, mas decidindo se o resultado da cena é positivo ou negativo para o seu personagem). Você não pode fazer os dois.

A partida é dividida em dois atos: Como via de regra, cada um deles deve levar cerca de uma hora. No fim do Ato Um acontece A Virada, onde algo interessante e doido aparece para atrapalhar a história.

No fim do Ato Dois rola A Conclusão, onde revela-se o destino final de todos os personagens.

A Preparação normalmente leva quinze minutos, e a Virada somada à Conclusão leva mais quinze no total. Seu tempo de jogo deve variar um pouco dentro disso.

PLANILHA DE SISTEMAS

Planilha com + de 100 Sistemas de RPG, divididos em cenário, dificuldade, gratuidade e tamanho de conteúdo! Completamente DE GRAÇA!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Terra devastada [terror]

terra devastada - Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Dentre os sistemas de RPG apresentados nessa lista, esse é ambientado na pandemia de um vírus mortal, mas em vez das pessoas simplesmente morrerem, elas viram zumbis!

Ao contrário dos outros sistemas de RPG, neste é necessário fazer uma ficha. Aqui você escolhe características vantajosas e desvantajosas, suas capacidades, características complexas, condições que são características temporárias, e os trunfos que são parecidos como os pontos de ação/inspiração no RPG convencional (pontos que você gasta pra “burlar” uma regra ou ignorar um erro)

Sempre que quiser realizar uma tarefa que necessite de um teste, você precisa montar um bolo de dados para serem rolados. Pegue um dado (+1d) para cada característica relevante e vantajosa para a ação e largue um dado (-1d) para cada característica irrelevante e desvantajosa para a ação.

Cada resultado PAR equivale a 1 sucesso, dependendo da dificuldade da tarefa em questão, você vai precisar conseguir uma determinada quantidade de sucessos (números pares) para que sua ação dê certo.

Combate em Terra Devastada

 O combate funciona como uma ação contra reação. Você declara a forma com que vai atacar, diz qual vai ser a consequência do seu ataque, o Mestre diz se é possível, e você rola os dados.

Se o alvo tiver conhecimento do ataque, ganha um teste de reação para tentar se defender.

Caso seja um ataque surpresa (ou se o alvo for um zumbi), não vai existir defesa.

Se você for bem-sucedido (atacou o alvo e ele não conseguiu se defender) as consequências acontecem a ele assim como você as descreveu, seja a morte dele, um ferimento apenas, seja para derrubá-lo, e assim por diante (quase todas as consequências entram como Condições).

E nesse sistema também tem a classificação de insanidade, muito semelhante ao do Cthulhu.

Ainda Vivos [sobrevivência pós-apocalíptica]

ainda vivos rpg de sobrevivencia 2 1024x576 - Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Ainda vivos é um RPG de sobrevivência, um dos sistemas mais fáceis que existe e não te obriga a ficar preso numa temática de zumbi. Ninguém sabe o que causou a catástrofe, nem a extensão dela.

Da noite para o dia uma nuvem de poeira e calor atravessou sua cidade, destruindo e matando centenas de pessoas na sua frente. Por algum motivo você estava perto de um abrigo ou local subterrâneo, e o RPG começa na sua primeira saída ao mundo exterior.

Aqui nós temos uma mecânica de aspecto, que é basicamente a famosa mecânica de vantagens e desvantagens, vantagens te dará benefícios, mas menos dados no jogo, e vice-versa.

Uma coisa que assusta nesse RPG é o fato desse RPG precisar de pelo menos 30d6! (você leu corretamente!) Essa pilha de dados serve para decidir as características, esses dados marcarão Fadiga, Depressão, Desidratação e Desnutrição, e só poderão ser mudados por eventos específicos.

Todos os testes aqui serão rodando d6 e somando com a sua base.

Mecânica básica de “Ainda Vivos”

A mecânica do jogo é o gerenciamento de dados. É importante entender que existem basicamente 3 locais onde os dados podem ficar: Centro da Mesa, Ficha (condições) ou Pilha de Vontade. Os dados circulam naturalmente entre Ficha e Pilha de cada personagem, raramente indo ou vindo para o Centro da Mesa (que deve ser controlado pelo narrador).

Sempre que for dito que um dado deve ser “descartado”, significa colocar o dado de volta para o centro da mesa.

Realocar dados é quando um dado deve mudar de lugar na ficha ou pilha de um determinado personagem.

Quando dito apenas “colocar um dado” significa tirar da Pilha de Vontade e colocá-lo em uma das condições na Ficha.

Aqui se destaca a mecânica de precisar coletar comida, água e uso de drogas, que deixa ainda mais realista.

The Witcher (Easy Mode) [Fantasia Medieval]

the witcher easy mode 1024x576 - Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Se você está cansado de sistemas com temática apocalíptica, esse RPG é a solução para os seus problemas. Esse, na minha opinião, é o melhor sistema de RPG para iniciantes, pois além de ser bem completo e bem compacto, e perfeito se você for amante a série The Witcher na Netflix e dos jogos assim como eu! E o melhor de tudo, é 0800. (E você pode consegui-lo clicando aqui!)

Mas nem tudo são flores, infelizmente este livro está apenas em inglês!

Estre livro possui uma pequena introdução do universo do The Witcher. É bem compacto, não leva mais de uma página. Os dados usados são d6 e d10, e a ficha de personagem é logo apresentada para você. Têm raças, profissões, estatísticas, vida, stamina, habilidades, armadura, armas, habilidades, possessões, magias, enfim… tudo que que você espera de um RPG medieval.

Um ótimo resumo de combate, com modificadores, penalidades e críticos. Os ataques aqui são semelhantemente aos jogos: temos ataque corpo-a-corpo forte e fraco, à distância forte e fraco, podemos bloquear, desviar, reposicionar, e decidir o lugar do corpo do inimigo que iremos concentrar os golpes. Também tem o sistema de crafting e, claro, as magias do bruxão, que não poderiam ficar de fora.

The Witcher (Easy Mode) é como se fosse um resumo do livro principal, mas mesmo assim é um dos melhores sistemas para iniciantes que existem no mercado! E depois que você já estiver bem manjado nele, você pode optar por comprar a edição completa The Witcher RPG.

3D&T [Sistema Genérico]

sistemas mais simples de RPG 1024x576 - Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

O 3D&T é um sistema de RPG genérico nacional (ou seja, você pode usar em qualquer cenário — como Fiasco). Nesse sistema, é preciso fazer uma ficha. No entanto é bem simples, já que só utiliza o D6.

3D&T é um ótimo sistema para iniciantes, e é ótimo para adaptar para o seu universo favorito.

Já pensou em jogar um RPG daquele seu mangá underground favorito? Com 3d&t, isso é possível!

Fichas e variedade em 3D&T

Aqui temos as raças pré-prontas para escolher (elfo, humano, anão), mas você pode fazer a suas próprias também.

Existem características, nas quais você vai distribuir os seus pontos (a quantidade inicial de pontos depende se você estiver criando a ficha de uma personagem novato ou experiente) que são: Força; Habilidade; Resistência; Armadura e Poder de Fogo.

Esses mesmos pontos também serão distribuídos entre as vantagens (como por exemplo a vantagem poder oculto, que você pode ficar boladão em situações críticas, igual ao Naruto/Goku) e desvantagens (como você ser cego por exemplo).

Você deve estar se perguntando, porque uma pessoa iria pegar desvantagens? Você se lembra que eu disse que você tem um número limitado de pontos para distribuir? Nas desvantagens ao invés de você gastar pontos nelas, você ganha pontos!

Também temos os famosos pontos de vida e pontos de magia.

Old Dragon [Fantasia Medieval]

sistemas mais faceis de RPG 1024x576 - Sistemas de RPG para Iniciantes — Com Qual Devo Começar?

Por último temos OLD DRAGON. Talvez o com o maior livro da nossa lista, porém ele não deixa ser uma das melhores opções de RPG para iniciantes.

Como o nome sugere, ele é um RPG old school, se assemelhando muito a RPGs anteriores aos anos 2000.

O Old Dragon se apoia mais na improvisação, mas isso não quer dizer que seja um coisa ruim. Por exemplo: Um RPG atual, possui toda uma mecânica para situações que precisa desarmar uma armadilha, você rola o dado e usa a perícia de desativar armadilhas. Já em um jogo old school, desarmar uma armadilha é um combinado de raciocínio, observação e experimentação, onde o jogador diz ao mestre exatamente onde olha, o que aperta e que cordão puxa. Porém isso não quer dizer que não exista regras.

Fichas e variedade em Old Dragon

O Old Dragon é um rpg que possui criação de ficha, onde nela você encontra os seus atributos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma.

As raças clássicas que encontramos em qualquer outro RPG medieval, como anão, elfo, humano…  As classes mais comuns, como paladino, ladrão, bardo, clérigo… equipamentos da época… Enfim: tudo que um RPG medieval precisa.

O Old Dragon é sem dúvidas o RPG dessa lista mais completo em questões de diversidade de raças, classes, equipamentos, bestiário e magias.

No entanto é o livro com maiores páginas. Então se você quer que a sua primeira aventura seja longa, e que dure várias sessões, comece por Old Dragon, o RPG mais completo sem deixar de ser fácil para iniciantes!

Menção Honrosa: Kids & Dragons [RPG MEDIEVAL]

Eu coloquei Kids & Dragons como uma menção honrosa, pois é uma versão simplificada e fácil do famoso Dungeons & Dragons. No entanto, ela é mais para o publico infantil, então pode ser que muitos não curtam o visual mais para crianças, porém é um ótimo RPG;

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Numa próxima oportunidade eu recomendo bastante falar sobre Dragon Age RPG, o sistema criado com o cenário dos jogos de Dragon Age. Dele saíram alguns outros sistemas, basicamente atualizações dele, que são Fantasy Age, Blue Rose, Modern Age, e a maior pérola, The Expanse, basicamente o melhor sistema de exploração espacial que já vi

E-Book
GRATUITO!

Descubra muitos e muitos segredos pra ter a melhor sessão de RPG da sua vida!