Como Jogar RPG De Mesa Sendo Iniciante?

Como Jogar RPG De Mesa Sendo Iniciante?

O que te disseram sobre aprender a jogar RPG? Será que é tão difícil assim, será que tem que ler tantos livros quanto as pessoas dizem? Tem como jogar um bom RPG mesmo sendo iniciante?

O QUE É RPG, Afinal de Contas?

RPG vem da sigla em inglês Role-Playing Game, que significa Jogo de Interpretação de Papéis.

…E é simplesmente o melhor jogo já inventado!

Aqui, um breve resumo de uma lista das coisas que o RPG estimula em você:

  • Estimula a criatividade e a imaginação como nenhum outro jogo faz
  • Estimula o costume da leitura
  • Tem um ótimo papel terapêutico
  • Estimula a organização e a liderança

Dentre MUITAS outras coisas…

E o que é o jogar RPG em si?

RPG é um jogo em que uma história é contada de forma conjunta, em que uma pessoa atua como um narrador da história, e as outras pessoas vivem essa história como personagens, e tomam as decisões. Essas decisões terão consequências, que serão ditas pelo narrador.

Parece bem simples… né?

E O QUE PRECISO PRA JOGAR RPG?

Gosto de dividir em 4 necessidades:

1. Necessidades físicas:

1.1: Dados:

Na nossa vida, tem coisas que simplesmente não controlamos.

Que não está em nossas mãos, e que pode ou não nos favorecer, como cair aquela questão específica na prova, sobre aquele assunto que estudamos (ou não)

Isso é a sorte, o acaso, e os dados no RPG têm exatamente esse papel, introduzir o acaso nas ações das pessoas que vivem aquele mundo.

jogar rpg sendo iniciante 1 1024x682 - Como Jogar RPG De Mesa Sendo Iniciante?

Os dados mais comuns de se usar ao jogar RPG são: o d6(lê se: dado de 6 lados), o d8, o d10, o d12, o d20 e o d100 (que nesse caso, não é um dado de 100 lados, são dois dados de 10 lados, em que um deles é a dezena e outro é a unidade)

como jogar rpg - Como Jogar RPG De Mesa Sendo Iniciante?

Alguns sistemas* usam todos, alguns tem um dado principal, alguns usam apenas um… há uma variedade grande nesse quesito.

*sistemas são explicados mais abaixo

1.2: Papel, lápis e borracha no RPG:

É onde e como todos do grupo irão fazer suas anotações. Indispensável pra qualquer jogo de RPG.

2. Necessidades sociais:

2.1: Um grupo de RPG:

Você vai precisar de pessoas pra jogar com você, essas que terão papéis dentro do jogo.

Podemos destacar 2: O Mestre (ou narrador, DM, etc…) e os Jogadores.

Os jogadores irão interpretar personagens de uma história. Esses personagens irão interagir, lutar, explorar, ter emoções, ter medos, desafios, problemas…

…E o mestre (além de muitas outras coisas) irá dizer o que as ações dos personagens desencadearão dentro da história.

O conjunto Mestre + Jogadores é o que chamamos de Mesa de RPG

Se você já tem um grupo de amigos que tem interesse em jogar RPG, ÓTIMO! Já é mais de meio caminho andado! Pois achar pessoas pra jogar RPG é uma das tarefas mais difíceis!

2.2: Interpretação (ou Roleplay):

Antes de qualquer coisa saiba que cada grupo de RPG é diferente. Pessoas são complexas, tem gostos diferentes, tem vergonhas, tem medos, e isso influencia na maneira que cada um joga seu RPG.

A essência do RPG é a Interpretação, é justamente você interagir com as pessoas do seu mundo não como sendo você, mas sendo seu personagem.

E isso não significa fazer voz rouca/fina ou forçar gírias e jargões que você nunca falaria, pois interpretação é diferente de atuação. MAS, se você quiser, e estiver em uma mesa em que as pessoas estão de boa com isso, PERFEITO! São maneiras diferentes de se jogar.

O RPG também não precisa ser contado na linguagem rebuscada de livros e muito menos por pessoas leitoras assíduas. Conheço pessoas que se jogassem numa mesa que o mestre só usa palavras difíceis (que sim, descrevem melhor o cenário) não iriam aguentar uma semana naquela mesa.

No entanto, falando mais para o mestre agora, é bom que tenha um bom repertório cultural, que goste de consumir histórias e arte em geral, seja ela passada por filmes, séries, livros, animes, desenhos… o que for.

Minha opinião é: No RPG, fala-se como se quer falar, age-se como se quer agir (Falando de interpretação, é claro!)

2.3: Comunicação:

(o mais óbvio hahahah)

Pra se jogar um rpg, claro, precisa de um meio para que a mensagem seja passada entre as pessoas. Seja esse meio a vida real, ou a internet (embora uma primeira experiência com RPG seja melhor, ao meu ver, na vida real).

Mas a mesa precisa poder se comunicar entre si.

3. Necessidades externas à narração: (Mais ligadas ao mestre)

3.1: Um sistema de RPG:

É o que rege a existência, as regras e a mecânica do que ocorre, e equilibra os elementos da história.

Como saberíamos que João consegue levantar a pedra e Pedro não consegue? Ou o quanto de carga o corpo de Pedro consegue carregar por aí? É o sistema que nos diz.

O sistema é mais uma ferramenta, como os dados e os lápis e borrachas.

Vamos usar ferramentas de fato como metáfora. Um sistema de RPG é como um martelo, uma chave de fenda ou uma furadeira.

Você pode ter seu próprio sistema?

Claro! Mas os sistemas já inventados foram feitos por pessoas que viram as experiências pelas quais um grupo é submetido, e criaram regras pra isso.

Contudo, eles também tiveram que criar um consenso entre as regras pra que elas abranjam um número maior de intenções narrativas.

E por isso que, normalmente, é onde se gasta mais ao jogar RPG. É em comprar um livro de um sistema que seja completo o suficiente pra sua história.

Ter um sistema próprio é mais específico pra SUA proposta, mas é como tentar recriar um martelo com coisas que se tem em casa, só pra martelar um tipo específico de prego (mas nesse caso, pode realmente ficar melhor que um martelo convencional!).

Eu recomendo caso você queira ganhar experiência inicialmente com RPG (contudo essa experiência pode ter alguns erros) ou caso já tenha bastante experiência jogando RPG e assim possa reduzir esses erros.

3.2: Um Cenário de RPG:

Um cenário é quando, onde e em que circunstâncias sua história se passa, e o cenário é intimamente ligado ao sistema.

Existem sistemas que funcionam melhor em um certo tipo de cenário, e outros que não funcionam tão bem.

Continuando na metáfora das ferramentas o cenário é como o objeto que você quer pôr em sua parede.

É um prego? Bom, se sim, seria melhor usar um martelo. Você pode usar uma chave de fenda? Pode (bater com o cabo, sei lá hahah) Maaass… não será a mesma experiência.

Exemplos de estilo de cenários que se pode jogar são: Fantasia medieval, Cyberpunk(futurista), Investigativo, Terror, Terror Cósmico Lovecraftiano, Mitológico (relacionado à mitologia grega, nórdica…) e outros.

E eu digo estilos de cenários, pois os cenários em si acabam sendo mais específicos, englobam também o continente onde a história se passa, os personagens marcantes, e etc.

Exemplos de cenários são: Star Wars, Forgotten Realms (D&D), O mundo de Arton (Tormenta RPG), e o que mais você imaginar

3.3: Uma Aventura:

É uma trama que envolve os personagens, ou um problema que eles estão compilados a resolver, seja pelo motivo que for: amor, bondade, dinheiro….

É o que vai colocar suas personalidades em jogo, e fazer com que sejam quem eles são.

Pode envolver um vilão, ou alguns vilões (sejam eles pessoas, uma sociedade… sua imaginação é o limite).

E um dos papéis do mestre é preparar e narrar a aventura.

3.4: Uma Campanha:

A campanha é o conjunto de aventuras.

A campanha é a sua história, é do momento em que os jogadores saem de sua zona de conforto, se tornam heróis, até passar por inúmeros problemas, e finalmente descansarem em paz ou viverem uma vida livre de problemas (até possivelmente voltarem em outra história hahah).

Uma campanha pode conter várias aventuras, com um inimigo em cada uma, tendo uma coesão entre as aventuras.

Quem sabe com um inimigo extremamente poderoso que estava de olho nos jogadores desde a primeira aventura? É uma maneira de manter essa coesão.

Existem campanhas curtas, de 1 ou 2 aventuras, em que os personagens já são deparados com o problema principal da campanha.

Essas campanhas são chamadas de One-Shot e costumam ser bem mais curtas que o normal.

One-Shots são muito boas pra quem quer aprender o superficial de um sistema sem se prender a uma história específica por meses e meses.

IMPORTANTE: Existem livros de aventuras e campanhas prontas, dependendo ou não do sistema que você está usando (e eu recomendo MUITO pra quem é iniciante)

4. Necessidades internas à narração: (Mais ligadas ao jogador)

1. Personagens e suas fichas:

A Ficha de personagem é escrita num papel impresso (ou também pode se escrever com caneta, tendo como referência uma ficha padrão), e define as capacidades físicas, mentais, emocionais e interpessoais do seu personagem.

É também onde se descreve sua personalidade, sua história, sua aparência, seu progresso, e muitas outras características.

A ficha está intimamente ligada ao sistema de RPG que você está jogando, sendo autoria do sistema (cada sistema tem um modelo de ficha).

Aqui, não inclui-se apenas os PC (Personagens Controláveis, ou personagens de jogadores), mas também os PdM (Personagens do Mestre, ou não controláveis – NPCs) que são personagens que o mestre interpreta.

Não quero dizer que todo PdM terá ficha (na verdade é bem comum que 1 a cada 20 tenha), mas os PCs obrigatoriamente, devem ter uma.

No entanto, não para por aí! Você precisa APRENDER a jogar, e pra isso, você tem que OBSERVAR e PESQUISAR.

E uma das melhores maneiras de fazer isso é assistindo alguém jogar RPG.

Lembrando que não necessariamente a pessoa que você assistir jogando irá jogar da forma que você jogaria, e está tudo bem com isso.

Continua sendo RPG, e você tá lá pra adquirir experiência. E se você não sabe como jogaria, quem sabe você não passa a gostar do jeito que ela joga?

Para te ajudar com isso, saiba que o ABC do RPG possui um conteúdo rico de RPG nas nossas redes sociais! Então não esqueça de seguir! Aqui estão o canal do Youtube, o perfil no Instagram e a página do Facebook!

Atualmente, os lugares onde você encontra mais conteúdo de RPG é no Youtube (Em português tem o MestrePedroK, Vertente Geek, Formação Fireball, RPG Planet, Game Chinchila, entre muitos outros…), em Blogs, em grupos do Facebook e em Podcasts (Como Nerdcast, Regra da casa, Pensando RPG, etc.)

Uma menção que não pode faltar, é a Revista Dragão Brasil (A maior revista sobre RPG nacional, que existe desde 1994 e produz conteúdo até hoje!)

E caso queira ver um RPG mais de perto, existem mesas ao vivo na twitch.tv também, além de mesas gravadas e postadas no Youtube. (Como as mesas do Cellbit e do MestrePedroK)

Agora que você já sabe o que precisa: Como obter essas coisas, e em quais EU posso te ajudar?

– Dados

você pode encontrá-los na internet, ou em algumas papelarias (assim como papel, lápis borracha e caneta)

– Um Grupo:

 Ok, esse é um dos maiores desafios pra quem quer começar a jogar…

…E por isso, farei um post detalhando e postarei o link aqui assim que estiver pronto =)

Mas até lá e após, pode me chamar no whatsapp/telegram que eu te ajudo a encontrar e também, se quiser, pode comentar aqui embaixo (não precisa estar logado)

– Um sistema:

Tem sistemas gratuitos e sistemas pagos.

Tem sistemas fáceis, e sistemas difíceis.

E tem sistemas que se encaixam melhor no cenário que você planeja mestrar/jogar.

Existe um post aqui no blog sobre sistemas de RPG, nele eu falo sobre o que é um sistema. Outro texto que pode te ajudar é o post sobre os sistemas mais fáceis, para iniciantes. Te garanto que você vai gostar dos dois!

Lembrando que esse post é pra você que quer um guia de como ou por onde começar a jogar RPG, pois se fosse pra explicar tudo detalhadamente, precisaria de pelo menos 10 mil palavras!

Se você gostou desse post, dê um feedback nos comentários! Obrigado!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-Book
GRATUITO!

Descubra muitos e muitos segredos pra ter a melhor sessão de RPG da sua vida!