O Que é Tormenta RPG? Adentrando no Cenário de Arton

O Que é Tormenta RPG? Adentrando no Cenário de Arton

                Eu sou alguém muito suspeito a falar sobre Tormenta RPG, pois é o sistema que, 10 anos atrás, fez este jovem que vos escreve amar o hobby de jogar RPG. Esse é o sistema, senhoras e senhores! Tem suas falhas, é claro, não é o sistema mais perfeito, mas diga isso pra criança de 10 anos vendo todas aquelas raças, classes, todas aquelas possibilidades… Portanto, se tem uma palavra que define bem Tormenta, essa palavra é variedade.

                Antes de começar, devemos definir o que é o Tormenta RPG. É um sistema? Um cenário…? É ambos! É um sistema, e de brinde você recebe um cenário vasto e rico em muitos aspectos.  Diante disso, decidi fazer duas postagens: uma sobre o cenário de Tormenta (O que é Tormenta RPG) e outra sobre o sistema de Tormenta RPG (ou seja, como jogar Tormenta RPG).

O que é, onde e quando se passa Tormenta RPG?

                Tormenta RPG é um sistema/cenário publicado pela Jambô Editora, vivido no cenário medieval de Arton, um enorme continente, e se passa em 1410. É um cenário de Fantasia Medieval Sombria (ou Dark Fantasy).

Tá, mas… o que difere esse sistema de um D&D, por exemplo? Qual é sua marca registrada?

Bom… Uma delas é justamente o que faz o sistema ser dark fantasy (e não uma fantasia medieval qualquer). É o que dá o nome ao sistema/cenário, e o plot principal dele: a Tormenta.

Mas, o que é a Tormenta, neste cenário de RPG?

É uma manifestação de outra realidade sobre o continente de Arton. Uma realidade de pura dor, pura loucura, coisas assustadoramente esquisitas e totalmente não familiares pra mente das raças que conhecemos. Essa outra realidade é chamada de anti-criação, e é composta por lefeus (uma criatura não interpretável, que nossos cérebros não conseguem conceber sua forma física original — assim, o mais próximo que conseguimos chegar, é da imagem de um inseto)

Quando essa realidade se manifesta em Arton, ela corrompe o local, criando assim uma Área de Tormenta. O local vira uma paródia do que ele um dia já foi. Seus tijolos, sua terra, suas janelas, são substituídas por olhos, bocas, espinhos, superfícies gelatinosas e esponjosas… Vários eventos começam a acontecer, como terremotos, vulcões, ciclones surgindo do nada, distorções do espaço-tempo, rachaduras no solo, calores e frios extremos… e o segundo mais famoso efeito colateral da área de tormenta: a chuva ácida. Nuvens vermelhas ocupam os céus, fazendo chover um líquido vermelho, que corrói a vida por onde passa.

E qual seria o primeiro efeito colateral mais famoso? São os demônios da tormenta, as criaturas insetóides que, no cenário, são os lefeus. Uma criatura comum, ao observar um lefeu de perto, pode ficar insano (e dentro do sistema, isso significa obter pontos de sanidade). A primeira vez que os Artonianos viram esses demônios da tormenta foi em Tamu-ra (um império, localizado em uma ilha próxima ao continente de Arton, baseada no japão feudal e na cultura asiática), local que foi completamente devastado por essa tempestade rubra.

Além da tormenta em si, o cenário de Arton tem muito, mas MUITO mais coisas que o definem como um cenário original, e eu vou tentar falar das principais.

O que é o Panteão no cenário de Tormenta RPG?

O Panteão (conjunto dos deuses existentes) de Tormenta RPG é um dos panteões mais bem trabalhados que já vi em um cenário de RPG. Todos os vinte deuses têm uma personalidade bem desenvolvida, um símbolo, uma arma preferida, princípios, filosofias… Até mesmo uma casa (cada deus tem um plano de existência próprio, que reflete muitas das características daquele deus).

Todos os deuses são muito presentes no cenário, interagindo com os jogadores, tomando decisões sobre eventos que ocorrem no continente… E eles têm seus próprios sumo-sacerdotes (que também são NPCs do próprio cenário, que você pode explorar em suas aventuras) — Eu por exemplo, já tive aventuras em que um dos sumo-sacerdotes perdeu seu posto, dando ele a um dos jogadores! (e aí o jogador ganha alguns bônus correspondentes e tal…)

Os Deuses de Tormenta RPG

  • Allihanna, a deusa da natureza, dos animais, dos druidas, da vida selvagem…
  • Azgher, o deus do sol, da luz, do fogo, do dia e dos povos do deserto.
  • Glórienn, a deusa dos elfos.
  • Grande Oceano, o deus dos mares, dos marinheiros, povos e criaturas marinhas.
  • Hyninn, o deus da trapaça, brincadeiras, artimanhas e dos ladrões.
  • Keenn, o deus da guerra e da destruição.
  • Khalmyr, o deus da justiça, da ordem, dos cavaleiros e um dos deuses cultuados pelos anões.
  • Lena, a deusa da vida, da fertilidade e da cura.
  • Lin-Wu, o deus de Tamu-ra, da honra, da nobreza e da tradição.
  • Marah, deusa da paz, da harmonia, do amor e da alegria.
  • Megalokk, deus dos monstros, dos seres grotescos e criaturas ferozes.
  • Nimb, deus do caos, da sorte, do azar e do acaso.
  • Ragnar, deus da morte e dos goblinóides.
  • Sszzaas, deus da traição, da intriga, da mentira e das serpentes.
  • Tanna-Toh, deusa do conhecimento, das artes, dos livros e dos povos civilizados.
  • Tauron, deus da força, da coragem e dos minotauros.
  • Tenebra, deusa da noite, das trevas, dos mortos-vivos e a segunda deusa cultuada pelos anões.
  • Thyatis, deus da ressurreição e da profecia.
  • Valkaria, deusa da ambição, das aventuras, da conquista, e da raça humana.
  • Wynna, deusa da magia, dos conjuradores e das criaturas mágicas.

Além de mais outros vários deuses menores de renome, como Sckhar, o rei dos dragões vermelhos.

Império de Jade

                A Ilha de Tamu-ra, mais conhecida como o Império de Jade, como eu disse, sofreu um ataque da tormenta. Depois de muito tempo, a ilha conseguiu expulsar a tormenta do seu território, e começou a se reerguer. O livro Império de Jade trata justamente desse momento pós-tormenta.

É um livro que, não se pode dizer que ele seja um suplemento, mas um livro de regras independente. Dá pra jogar uma campanha grande apenas com ele, ambientada em uma mistura de várias culturas asiáticas. É definitivamente um livro a se experimentar! Ele possui classes, raças, armas e monstros diferentes do livro original de Tormenta RPG, e um sistema de honra próprio, o que é fenomenal!

O que é Arton em si, e quais os reinos de Tormenta RPG?

O Cenário de Arton possui 28 reinos distintos, e que não são aqueles reinos que parecem ser iguais, mas com construções e história diferente…

Cada reino tem sua característica própria: Um reino com muito mais magia que os outros, um outro com uma população totalmente militarizada… Existe até uma cidade em que as pessoas não morrem, sempre renascem (mas ficam presas na cidade)! — Imagina a história f*** que tem como construir a partir disso!

Outro bom exemplo é Sckharshantallas, que é um reino comandado por um dragão vermelho de 700 metros de comprimento! Esse dragão é Sckhar, o rei dos dragões vermelhos (um deus menor).

Existe também Malpetrim, a principal cidade portuária do cenário, e Valkaria, a capital do reinado, que fica no reino de Deheon. O conjunto dos reinos formam o que chamamos de Reinado, uma grande coalizão dos reinos independentes de Ramnor (a parte de cima de Arton), comandada pela Rainha Imperatriz Shivara Sharpblade.

Holy Avenger

A Holy Avenger é uma espada criada por um dos grandes vilões do cenário (e que vilão badass hein!): Mestre Arsenal (Um cara numa armadura muito grande, colecionador de armas e itens mágicos, e sumo-sacerdote do deus da guerra Keenn) juntamente com o deus da traição Szzaass, em um plano maligno que é contado na história em quadrinhos da Holy Avenger.

Essa história é contada do lado de Lisandra e um grupo de aventureiros, em uma aventura que envolvia os rubis da virtude, 20 rubis criados pelos deuses. Cada rubi era ligado a um deus, e se o rubi de um deus específico fosse destruído, esse deus morreria. Cada deus tinha um rubi aleatório, que poderia ser seu ou de outro deus, fazendo com que eles precisassem confiar uns nos outros.

A aventura também envolvia o Paladino de Jallar (ou só… Paladino) que era um cara com uma armadura dourada cheia de buracos (onde iriam os rubis), e que ficava cada vez mais poderoso dependendo de quantos rubis estão encrustados em sua armadura.

E você pode usar esses rubis na sua campanha, pois no próprio sistema de Tormenta RPG existem regras para os rubis da virtude nas mãos dos jogadores!

Se você gosta de histórias em quadrinhos, você precisa ler essa antes de jogar! Vai te dar várias ideias boas!

O que é a Magia no Tormenta RPG?

Se tem algo com as mais variadas interpretações no universo de Arton, é a magia.

Os magos são grandes estudiosos, que conhecem e usam a magia por meio dos anos e anos de leitura. Já os feiticeiros recebem o poder no seu nascimento, e acreditam que ele é inerente a cada ser humano. Além disso, tem a magia divina, que pode ser lançada pelos clérigos, paladinos e druidas, canalizando-as a partir de seu deus específico.

Além disso, há duas grandes figuras com interpretações bem diferentes sobre o que é a magia em Tormenta RPG, dois grandes e poderosíssimos magos: Talude e Vectorius. Talude enxerga a magia como uma dádiva da deusa da magia Wynna, e que deve ser ensinada a todos. Já Vectorius acredita que a magia é uma ferramenta, e que ela quem deve servir aos humanos, não o contrário. Para Vectorius, a magia não é obra divina, e não pode ser ensinada para qualquer um.

Tanto Talude quanto Vectorius possuem uma estrutura própria. Como assim? Vou explicar

Talude é reitor e fundador da Grande Academia Arcana, uma escola de magia localizada em um semiplano dada à Talude pela própria Wynna, deusa da magia! — É como se fosse uma Hogwarts dentro do RPG, e tem até como ser um aluno da Academia! Isso não é demais?

Além disso, dentro da Academia, Talude é imortal, não envelhece, não fica doente…

Vectorius, por outro lado, conseguiu levitar uma montanha e construir uma cidade nela, conhecida como Vectora, o mercado das nuvens (Literalmente uma cidade enorme que viaja pelo continente), e você pode explorar tudo isso!

O que é a Aliança Negra?

Em Tormenta RPG, Arton é dividida em 2 grandes porções de terra divididas por um istmo (como a América), e tudo que eu disse até agora aconteceu em Ramnor, a porção superior de Arton. Mas o que tem na parte inferior?

Ela é chamada de Lamnor, e é dominada pela Aliança Negra, um grupo enorme de goblinóides (o que envolve bugbears, goblins, hobgoblins, orcs, ogros…) e eles são liderados por Thwor Ironfist (Um bugbear enorme, designado pelos bugbears como “o escolhido” — Ele quem conseguiu reunir as diversas raças goblinóides, e com isso mudou a história geral de Arton, principalmente a dos elfos, pois foi a Aliança Negra que fez a nação élfica cair em 1385)

O Que Fazer se, mesmo assim, eu estiver sem ideias para mestrar em Tormenta RPG?

Felizmente, Tormenta é um dos sistemas de RPG com mais suplementos pra acompanhar sua jogatina, e um dos mais legais é o suplemento “Só Aventuras”, que possui 4 volumes de aventuras prontas que você pode usar e modificar ao jogar com seus amigos!

Além disso, tem a aventura “Contra Arsenal” — É uma aventura que tem como vilão o Mestre Arsenal — que não está nesses 4 volumes específicos mas é maravilhosa (existe um livro só para ela!)

Eu joguei todas essas campanhas e recomendo!

O que podemos tirar então, sobre o cenário de Tormenta RPG afinal?

Tormenta RPG tem infinitas possibilidades e muitas sugestões de campanha. Você pode jogar uma campanha inteira focada em destruir a tormenta, ou uma campanha focada em coletar os rubis da virtude… Ou quem sabe uma campanha fortemente ligada aos deuses maiores, menores e seus sumo-sacerdotes… Talvez focada em expulsar a Aliança Negra de Arton… ou até mesmo se passando na Grande Academia Arcana!

Esse cenário me trouxe muita diversão, e tenho certeza de que vai lhe trazer também!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-Book
GRATUITO!

Descubra muitos e muitos segredos pra ter a melhor sessão de RPG da sua vida!