Digo felizmente pois, olhando para trás, percebo que todas as dificuldades que enfrentei naquela época foram um passo importante para a recompensa que encontrei no final.
Eu jamais poderia imaginar que ao simplesmente dizer aos meus amigos “Tenho uma nova história pra gente jogar”, conseguiria ver em seus olhos a ansiedade e a empolgação pelo próximo sábado.
A paixão deles pelo que eu criava era visível, e essa conexão entre nós era algo especial.
O RPG se tornou mais do que um hobby para mim; tornou-se uma parte de quem eu sou.
Muitas vezes, me vi perdido em minha vida pessoal e profissional. Em 2019 havia terminado um relacionamento de 5 anos e estava questionando minhas escolhas acadêmicas. Me perguntei se algum dia alcançaria algo significativo na vida, porque, até então, parecia que eu não tinha conquistado muito.
Lembro-me de quando joguei RPG pela primeira vez, lá em 2010, quando eu era apenas um jogador e não mestre. Naquela época, não era necessário criar histórias perfeitas, com todas as peças encaixando, mas simplesmente nos divertíamos.
Depois, tentei assumir o papel de mestre, mas nossas sessões não progrediam como esperávamos. A paciência se esgotava rapidamente, e a história rasa não estimulava ninguém. Chegou a um ponto em que parecia que eu estava contando a história apenas para mim, enquanto todos estavam distraídos com seus celulares.
Então, eu comecei a ler mais e me apaixonei pela leitura, graças ao RPG. Em 2015, comecei a assistir outras pessoas jogando, e isso abriu novas perspectivas para mim.
Um dia, em um churrasco qualquer, um amigo perguntou sobre o seu personagem da raça Finntroll com o qual ele havia jogado em 2015. Fomos ao quarto, pegamos o livro de Tormenta RPG e criamos um personagem para ele, Rein Düster.
No dia seguinte, reuni toda a minha coragem e convidei meus amigos para jogar novamente. Criamos novos personagens, e uma parte de mim ainda temia repetir os erros do passado. Mas desta vez, eu havia estudado as regras e observado outros mestres, o que me deu confiança.
Não foi um começo fácil, mas persistimos. Meses se passaram, e depois um ano, jogando a cada sábado. Em abril de 2020, nossa campanha chegou ao fim, e todos sentiam falta daqueles personagens.
Eles haviam marcado nossas vidas de maneira profunda, e todos puderam testemunhar a minha própria evolução. Encontrei refúgio para os meus problemas, e, de alguma forma, encontrei um refúgio para os problemas dos meus amigos também.
É por isso que esses personagens são homenageados na capa do nosso e-book. Esta jornada não foi apenas minha, mas também a de todos que jogaram comigo.
Quando você abrir as páginas do Mestrando com Maestria, espero que encontre não apenas um guia, mas também uma fonte de inspiração para superar desafios e criar histórias memoráveis.
O RPG mudou minha vida, e estou certo de que ele pode fazer o mesmo por você.